Convido você a acreditar que quando mudamos o que acreditamos, mudamos o que fazemos!
Eu já falei contigo sobre o principio 90/10 de Stephen Covey?
Hoje gostaria de convidá-lo a refletir sobre ele.
Segundo este principio, 10% da nossa vida está relacionada com o que se passa conosco e 90% da nossa vida está relacionada com a forma como reagimos ao que se passa conosco.
Ex: Não podemos evitar que o avião atrase, que o semáforo fique no vermelho. Mas, você é quem determinará os outros 90%. Como? Com sua reação.
Um caso: você está tomando o café da manhã com sua família. Sua(seu) filha(o), ao pegar a xícara, deixa o café cair na sua camisa de trabalho. Você não tem controle sobre isto, mas o que acontecerá em seguida será determinado por sua reação. Uma reação pode ser: você se irrita e repreende severamente sua(seu) filha(o) e ela(e) começa a chorar. Você também censura sua esposa(marido) por ter colocado a xícara muito na beirada da mesa e acontece uma batalha verbal. Contrariado e resmungando, você vai mudar de camisa. Quando volta, encontra sua(seu) filha(o) chorando mais ainda e ela(e) acaba perdendo o ônibus para a escola. Você tem que levar sua(seu) filha(o) de carro para escola e como está atrasado, dirige em alta velocidade e é multado. Depois de mais 15 minutos de atraso, uma discussão com o guarda de trânsito e uma multa, vocês chegam à escola, onde sua(seu) filha(o) entra sem se despedir de você. Ao chegar ao escritório, você percebe que esqueceu sua maleta. Seu dia começou mal e parece que ficará ainda pior. Você fica ansioso para o dia acabar e quando chega em casa, sua esposa(marido) e filha(o) estão de cara fechadas, em silêncio e frias(os) com você. Por quê? Por causa de sua reação ao acontecido no café da manhã. Pense, por que seu dia foi péssimo?
por causa do café? / por causa de sua filha? / por causa de sua esposa? / por causa da multa de trânsito? / por sua causa?
A resposta correta é a última. Você não teve controle sobre o que aconteceu com o café, mas o modo como você reagiu naqueles 5 minutos foi o que deixou seu dia ruim. Imaginemos outra reação: o café cai na sua camisa. Sua(seu) filha(o) começa a chorar. Então, você diz a ela(e): “está bem, querida(o), você só precisa ter mais cuidado”. Depois de pegar outra camisa e a maleta, você olha pela janela e vê sua(seu) filha(o) pegando o ônibus. Dá um sorriso e ela(e) retribui dando adeus com a mão. Notou a diferença? Duas situações iguais, que terminam muito diferentes. Por quê? Porque os outros 90% são determinados por sua reação. Aqui temos um exemplo de como aplicar o Princípio 90/10. Se alguém diz algo negativo sobre você, não leve a sério, não deixe que os comentários negativos te afetem, reaja apropriadamente e seu dia não ficará arruinado. Como reagir a alguém que lhe atrapalha no trânsito?
Você fica transtornado? Golpeia o volante? Xinga? Seu vôo está atrasado, vai atrapalhar sua programação do dia. Por que manifestar frustração com o funcionário do aeroporto? Ele não pode fazer nada. Estressar-se só piora as coisas.
Agora que você já conhece o Princípio 90/10, utilize-o. Você se surpreenderá com os resultados e não se arrependerá de usá-lo. Pratique o Princípio 90/10. Ele é muito simples e pode mudar a sua vida!
Lembre – se sempre:
“A maior descoberta da minha geração é que qualquer ser humano pode mudar de vida, mudando de atitude.” (William James)
Pense nisso!
Forte Abraço e Sucesso!
2 Comentários
Odair Marcelo Sansão – fevereiro 02, 2015:
Excelente, Orlando!
Venho procurando aplicar esse princípio há algum tempo. Sem dúvida, faz toda a diferença em nossa vida e na daqueles que nos rodeiam.
Seu site está muito bacana. Parabéns !
Um grande abraço !
Márcia Pereira – fevereiro 03, 2015:
Parece fácil mas é desafiador pois o stres e tensão do dia a dia nos deixam tão pilhados, que quando vemos já foi. Tentarei praticar ! Obrigada, abs.